Evangelizando com Amor

Evangelizando com Amor

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Imortalidade da alma


Olá pessoal, voltamos com nossos temas de aula. Lembrando sempre que as postagens deste blog são atividades direcionadas para crianças entre 5 e 7 anos. Temos muita carência de material para esta faixa etária, sugiro que peguem a idéia, transforme-a, dê o seu toque pessoal,

adapte-a para a condição de suas crianças. Cada grupo é diferente, merece atenção diferente. Não esqueça de colocar seu coração em tudo o que faça e boa sorte.



Será possível falar de Imortalidade da Alma para crianças desta idade? Como explicar que não morremos, que apenas nosso corpo físico morre?

Felizmente na literatura espírita infantil já encontramos livros que nos ajudam nesta tarefa. Mas antes de falarmos nestes livros que tal iniciarmos a aula com uma atividade? Então vamos lá...


Ao iniciarmos um tema com a turma, procure se possível, sentar em círculo no chão, esta forma de conversa já é conhecida pelas crianças dessa idade e assim se sentem mais a vontade.

Leve flores feitas e recortadas em cartolinas brancas e distribua para as crianças, pedindo para que pintem como quiserem.

Prenda cada flor num palito de churrasco e coloque-as em vasinho com terra (faça isso com as crianças).

Coloque no centro da "rodinha" um vaso com uma planta florida e o vasinho que as crianças fizeram e peça para que elas observem o que há de diferente entre eles. Procure extrair das crianças, através da conversa, o conhecimento delas sobre isso.

- afirme em relação as flores artificiais: são coloridas, bonitas, mas não têm vida. Elas não podem crescer, nem fazer nascer novas flores, Também não morrem nunca, podem se rasgar, mas não morrer.

- E as flores naturais? Elas nascem, crescem e um dia morrem.


Aproveitar este momento e introduzir sobre a morte das pessoas, que também nascem, crescem e um dia morrem. E aí elas acabam, desaparecem? Será que nunca mais veremos estas pessoas? Procure neste momento conhecer o que as crianças sabem a respeito deste tema. Se há alguém da família que morreu (tios, avós, amigos). Este momento é muito importante, pois antecede o livro que vamos utilizar.


Até a próxima, com a postagem do livro "Meu avô desencarnou"


4 comentários:

guiomar disse...

toda evangelização tem que ser com muito amor principalmente quando se trabalha com crianças,tudo bem que não deve ser muito fácil essa tarefa de trabalhar com ela pois tenham 3 vezes mais que a gente, e por isso mesmo éque os professores precisam de toda paciencia quando se trata de criança. Epara falar sobre esse assunto (IMORTALIDADE DA ALMA) é um tema que requer muita habilidadee acima de tudo todo cuidado para não confundir as mentes delas.

guiomar disse...

Para mi não deve ser nada fácil falar sobre a IMORTALIDADE DA ALMA, princapalmente quando esse assunto é levado para as crianças. Nesse caso tem que ser uma professora que tenha muita calma para conceguir passar para elas esse tipo de assunto, e o mais importante é ter conciencia para não confundir suas cabecinhas. Mais com certeza os professores que trabalham com evangelozação já sabem como lidar com as crianças sobre esse massunto.

guiomar disse...

Para vocês professores fazer esse tipo de trabalho com seus alunos não deve ser muito fácil não é? Eu sinto que falar da IMORTALIDADE da ALMA para elas nessa faixa etária, deve ser muito complicado, porque exige de vocês um processo bastante profundo e muito cuidado para não confundir as cabecihas delas. Mais vale a pena não é? Ajudar esses pequeninos é muito bom. Se todas as crianças conceguisse mais professores como vocês ajudariam muitas crianças a sairem das ruas.

EDlaet disse...

PORQUE RECIFE-PE ESTÁ FORA DAS APRESENTAÇÕES DO NOSSO MESTRE E INTERMEDIÁRIO DO BEM ATRAVÉS DE SUAS CANÇÕES DE FORMA A ALCANÇAR ALGO ESPIRITUAL.
EDLEUZA LAET.