Um lugar cheio de amor onde você encontra idéias para sua aula de Educação Espírita Infantil...
Evangelizando com Amor
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Bolinhas de sabão que levam notícias à Deus
Imagina que és tão pequeno que cabes dentro de uma bolinha de sabão.
Conta-me por onde viajaste, que aventuras viveste, se conheceste novos amigos, e todas as novidades que viste…
Lei de Adoração
Explicar que quando queremos ou precisamos conversar com Deus temos uma maneira muito especial que se chama prece.
Exemplo de um momento:
Em uma caixa fechada, acender, discretamente, uma lanterna dentro e perguntar à turma o que aconteceu. Qual a diferença entre a caixa antes e depois...
Frisar que a luz acaba com as sombras, com a escuridão. Como o brilho do luar... E que a prece/oração nos ilumina a alma, clareando nossa mente. Para que tenhamos o Espírito iluminado, devemos fazer nossas preces e procurar fazer o bem.
Uma outra atividade bem interessante de uma evangelizadora chamada Dani, acredito que postada no site do CVDEE, se não for, por favor, me avisem:
atividade é a seguinte.
Primeiro montar com cartolina um modelo de telefone " daqueles antigos" e com barbante fazer o fio e colar com cola quente. Na sala de aula simular várias ligações com o barulhinho do telefone (trinnnnnnnnnn trinnnnnnnnnnn) enquanto isto, todos em silêncio aguardam o coleguinha que iria ser indicado para atender ao telefonema. Assim, com a mão indicasse quem irá atender a ligação e é começada a brincadeira.
" Alô, quem fala? É o Vitor Hugo tia. Vitor Hugo, tudo bem com você? Sabe Vitor Hugo, outro dia eu estava na escola e um amiguinho meu falou que a mamãe dele estava doente e que ele havia feito uma prece para que ela ficasse boa. Como eu não sei o que é Prece e sei que você freqüenta a escola de evangelização achei que você poderia me explicar"
Ai a criança passa a explicar com a mão no ouvido simulando que estava falando ao telefone aquilo que ele sabia sobre a prece e as demais querendo ser a próxima, ficam em silêncio aguardando a vez do telefone tocar para ela.
Depois de muita brincadeira, passa-se a explicar e a fazer comparações com o aparelho e a prece, deixando bem claro que quando alguém faz uma ligação outra pessoa atende, pois a mensagem é transferida pelo fio do telefone. Assim também seria a prece, nós seriamos o aparelho, o pensamento o fio do telefone e os espíritos aqueles que atenderam a ligação.
Em nossa certa fizemos a seguinte atividade:
Levamos as crianças ao ar livre e demos a cada uma copinhos com água e sabão para fazer bolinhas.
Explicamos que a prece não precisa ser decorada, mas sim de coração, feita com amor, assim ela chega até Deus...como a bolinha de sabão. Vamos imaginar tudo o que queremos falar com Deus e aí colocamos dentro da bolinha, quando sopramos, ela vai subindo... Mostrar que nenhuma é igual a outra, por que as pessoas e seus desejos, agradecimentos, etc, são diferentes.
Exemplo de um momento:
Em uma caixa fechada, acender, discretamente, uma lanterna dentro e perguntar à turma o que aconteceu. Qual a diferença entre a caixa antes e depois...
Frisar que a luz acaba com as sombras, com a escuridão. Como o brilho do luar... E que a prece/oração nos ilumina a alma, clareando nossa mente. Para que tenhamos o Espírito iluminado, devemos fazer nossas preces e procurar fazer o bem.
Uma outra atividade bem interessante de uma evangelizadora chamada Dani, acredito que postada no site do CVDEE, se não for, por favor, me avisem:
atividade é a seguinte.
Primeiro montar com cartolina um modelo de telefone " daqueles antigos" e com barbante fazer o fio e colar com cola quente. Na sala de aula simular várias ligações com o barulhinho do telefone (trinnnnnnnnnn trinnnnnnnnnnn) enquanto isto, todos em silêncio aguardam o coleguinha que iria ser indicado para atender ao telefonema. Assim, com a mão indicasse quem irá atender a ligação e é começada a brincadeira.
" Alô, quem fala? É o Vitor Hugo tia. Vitor Hugo, tudo bem com você? Sabe Vitor Hugo, outro dia eu estava na escola e um amiguinho meu falou que a mamãe dele estava doente e que ele havia feito uma prece para que ela ficasse boa. Como eu não sei o que é Prece e sei que você freqüenta a escola de evangelização achei que você poderia me explicar"
Ai a criança passa a explicar com a mão no ouvido simulando que estava falando ao telefone aquilo que ele sabia sobre a prece e as demais querendo ser a próxima, ficam em silêncio aguardando a vez do telefone tocar para ela.
Depois de muita brincadeira, passa-se a explicar e a fazer comparações com o aparelho e a prece, deixando bem claro que quando alguém faz uma ligação outra pessoa atende, pois a mensagem é transferida pelo fio do telefone. Assim também seria a prece, nós seriamos o aparelho, o pensamento o fio do telefone e os espíritos aqueles que atenderam a ligação.
Em nossa certa fizemos a seguinte atividade:
Levamos as crianças ao ar livre e demos a cada uma copinhos com água e sabão para fazer bolinhas.
Explicamos que a prece não precisa ser decorada, mas sim de coração, feita com amor, assim ela chega até Deus...como a bolinha de sabão. Vamos imaginar tudo o que queremos falar com Deus e aí colocamos dentro da bolinha, quando sopramos, ela vai subindo... Mostrar que nenhuma é igual a outra, por que as pessoas e seus desejos, agradecimentos, etc, são diferentes.
Lei de Adoração
Para as crianças com a faixa etária da nossa salinha, (5 a 7 anos)explicamos sobre a prece, o que é, como orar e a ação da prece. Há várias aulinhas que retirei de alguns sites, por isso se colocar alguma que for sua autoria, por favor me avise para eu possa colocar os devidos créditos.
Uma das maneiras que podemos começar nossa aula é levando um quebra-cabeças de telefone, é bem simples de fazer: Basta pegar uma figura de telefone e recortar em no máximo 5 partes, pois nesta idade não pode ser muito complicado, cole numa cartolina para ficar mais firme. Faça vários, divida a sala em grupos de 2 e peça para que montem, descobrindo que objeto é e para que serve. Converse sobre os demais meios de comunicação que temos e explique que todos tem a finalidade de ajudar na comunicação com alguém que está distante de nós.
Uma das maneiras que podemos começar nossa aula é levando um quebra-cabeças de telefone, é bem simples de fazer: Basta pegar uma figura de telefone e recortar em no máximo 5 partes, pois nesta idade não pode ser muito complicado, cole numa cartolina para ficar mais firme. Faça vários, divida a sala em grupos de 2 e peça para que montem, descobrindo que objeto é e para que serve. Converse sobre os demais meios de comunicação que temos e explique que todos tem a finalidade de ajudar na comunicação com alguém que está distante de nós.
Assinar:
Postagens (Atom)